terça-feira, 12 de julho de 2011

Sabia disso?


Este é o nome de um livro do escritor e ator inglês Michael Caine, que tem feito enorme sucesso. A obra traz interessantes curiosidades envolvendo o reino vegetal e animal.
Caine afirma, por exemplo, que o imperador Nero comia cebolas para melhorar a voz, enquanto o outro imperador, Júlio César, usava uma coroa de louros para disfarçar o início da calvície.
No reino animal, Michael Caine esclarece que a formiga é o animal com maior cabeça em relação ao corpo: as lagostas possuem sangue azul: a toupeira, numa só noite, é capaz de cavar um túnel de 75 metros de comprimento. Tem mais: os gatos não sentem o sabor do açúcar, o beija-flor é incapaz de caminhar e o crocodilo é daltônico.
As curiosidades mais interessantes do livro Sabia disso? referem-se ao homem. No corpo humano há,aproximadamente, 95 mil quilômetros de vasos sangüíneos, nos quais, a cada segundo, são produzidos e destruídos 15 milhões de glóbulos . O nariz continua a crescer durante toda a vida: uma pessoa pisca os olhos,aproximadamente, 25 mil vezes ao dia. Por último: o homem pra franzir a testa utiliza 43 músculos e para sorrir, apenas 17.
É isto para franzir as sobrancelhas movimentam-se 43 músculos, mas apenas 17 são suficientes para fazer desabrochar um sorriso. Disto se conclui que é mais fácil e prático sorrir do que franzir a testa, no entanto, na vida prática, muitas pessoas ignoram isto. Há muito mais gente franzindo a testa que sorrindo: há muito mais gente apontando defeitos do que elogiando, há muito mais gente atenta às coisas más do que as coisas positivas.
Cada um de nós é peça importante em nosso ambiente. Um sorriso alegra qualquer ambiente. Um franzir de testa o torna mais pesado. Cada um de nós é raio de sol ou sombra.
Há as pessoas que alegram qualquer ambiente. Suas presenças são garantidas de momentos alegres, mas também há pessoas que têm o triste privilégio de envenenar qualquer ambiente. Isto faz parte da natureza de cada um, mas também é uma opção de vida.
Há pessoas que estão sempre sorrindo e isso não significa ausência de problemas. Elas sabem que o sorriso não piora nunca uma situação.elas optaram por serem pessoas a favor. Existe também o contrário: são as pessoas eternamente do contra. São as pessoas amargas, pessimistas, descontentes consigo mesmas e com o mundo. a primeira vítima de sua amargura é ela mesma. O pior castigo é conviverem consigo mesmas.
"A vespa e a abelha pousam na mesma flor, sugam o mesmo néctar, mas somente a abelha produz o mel.

Penso que tudo depende não apenas do momento, como também do que se pode tirar dele... Cuidem de seus dias, para que eles não se tornem enfadonhos para vocês e também para aqueles que os cercam...

Nenhum comentário:

Postar um comentário