domingo, 10 de julho de 2011

Projeto culinária

EXECUTORAS: Edelmi, Giovana e Sueny
TEMA: A ARTE DE COZINHAR
TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DE APRENDER COZINHAR NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
1. PROBLEMA
Por que as meninas demoram a aprender a colocar em prática algumas receitas fáceis de serem aplicadas?
2. JUSTIFICATIVA
Tendo em vista que as adolescentes têm uma vontade infinita de aprender fazer as coisas e colocar suas teorias em práticas, torna-se necessário aprender a cozinhar, começando com receitas fáceis e práticas para o dia-a-dia.
Cozinhar pode ser olhado como menos desejável que outros ramos de serviço, mas na realidade é uma ciência mais valiosa que todas as outras, uma vez que sempre que bem preparado, qualquer prato torna-se muito saboroso, porém há a necessidade de saber o valor nutritivo dos mesmos.
A cozinheira ocupa lugar importante na vida doméstica. Prepara o alimento a serem introduzidos no estômago, a formar o cérebro, os ossos, os músculos. A saúde de todos os membros da família depende em grande parte de sua habilidade e inteligência.
Não é apenas a habilidade de cozinhar que é importante nesse tipo de atividade. As crianças aprendem sobre os alimentos, como medir, ler receitas, frações, subtrações. Ajuda a visualizar melhor a matemática aprendida na sala de aula. Esse tipo de atividade pode criar um tempo maior com a família, as crianças aprendem a comer uma variedade de alimentos e a trabalhar em equipe. Os cinco sentidos também são desenvolvidos e aguçados nesse tipo de atividade, juntamente com a criatividade.
3. FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES
Por que as crianças não são ensinadas desde pequenas do valor de cozinhar bem?
Como ensinar de maneira agradável pesos e medidas?
Como saber a época melhor para encontrar deteminados tipos de alimentos?
A importância de uma alimentação saudável e até mesmo de um lanche bem nutritivo.
4. OBJETIVOS
4.1 OBJETIVO GERAL
Ensinar um grupo de no máximo 35 jovens a cozinhar receitas práticas e fáceis.
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
 Ensinar pesos e medidas;
 Trocar receitas trazidas em aula pelas alunas;
 Colocar as teorias em prática em todas as aulas;
 Degustar os pratos confeccionados em aula;
 Priorizar alimentos que estão em época de produção.
5. REVISÃO DE LITERATURA
A escola tem o fator primordial de preparar o educando para a vida, com base nisso, é importnte ressaltar o valor que tem a alimentação, bem como saber a época em que se encontram determinados alimentos à disposição no mercado (tendo em vista a queda de preço do mesmo).
De acordo com Brasil (2008a), a alfabetização em nutrição não se reduz apenas à mudança de comportamento, mas à divulgação de informações no ambiente escolar que permitam aos indivíduos tomar decisões e assumir o cuidado com a própria alimentação. Além disso, pode motivar os escolares para a adoção de um estilo de vida saudável e a partir disso a propagação destas práticas.
Assim sendo, procurou-se fazer o projeto de culinária com as meninas que participam também do projeto de vôlei, visando que as mesmas comecem a divulgar receitas, ensinando-as até mesmo em casa, para que assim se possa ter uma melhor qualidade de vida.
Por alimentação saudável entende-se aquela que engloba todos os tipos de alimentos, de preferência naturais, cuja procedência é conhecida e que são preparados de forma a preservar os nutrientes e as características organolépticas. Além disso, devem ser considerados fatores como hábitos alimentares e a satisfação das necessidades não apenas fisiológicas, mas também emocionais e sociais dos indivíduos (AMÂNCIO; PHILIPPI, 2007).
Sendo assim, nota-se a importancia de se ensinar receitas de alto valor nutritivo e não calórico, para que essas meninas comecem a mudar hábitos alimentares, introduzindo receitas práticas, fáceis e ao mesmo tempo, saborosas.


6. METODOLOGIA
O presente trabalho será realizado na Escola Municipal de Educação Básica Professor Tadeu Silveira, com meninas que participam do projeto de vôlei para que as mesmas tenham outras atividades no mesmo dia. Primeiramente serão passadas receitas, após escolhida uma para ser testada e cinco meninas para colocarem a “mão na massa”.
7. CRONOGRAMA
O presente projeto terá início na segunda-feira, dia 06 de junho de 2011, sendo executado todas as segundas-feiras, tendo início às 13h15 até as 15h. Deverá estender-se pelo ano letivo.

8. REFERÊNCIAS

AMÂNCIO, O. M. S.; PHILIPPI, S. T. Guias alimentares. In: SILVA, S. C.; MURA, J. D. Tratado de alimentação, nutrição e dietoterapia. São Paulo: Roca, 2007.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Manual operacional para profissionais de saúde e educação: promoção da alimentação saudável nas escolas. Brasília, 2008a.

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