quarta-feira, 15 de junho de 2011

Fim do mundo

Muitas pessoas acreditam que o mundo vai acabar com o derretimento das geleiras, outros pensam que o sol vai explodir... Eu penso que como os valores deixaram de existir no seio das famílias, o mundo vai terminar porque ninguém se entende ou compreende...


Assisto às resportagens na televisão e fico a cada dia que passa mais indignada! Professores apanhando de pais que julgam seus filhos serem os donos da verdade... Onde esse mundo vai parar? Quem vai por limites em pais e alunos? Quanta tragédia ainda terá de ser noticiada para que se tomem as providências cabidas? Onde estão os representantes do povo? Quem sabe ler o livro pais brilhantes, professores fascinantes não faça com que as pessoas reflitam sobre o valor que tal classe tem? Qual a profissão que nunca passou pelas mãos desses profissionais?


Pior ainda é escutar colegas dizerem que tem gente com marcas profundas e negativas, de professores que não acreditavam em seus alunos. Não sou psicóloga, mas será que esses colegas não disseram isso como forma de incentivar o educando a buscar coisas melhores para sua vida? Não acredito que a gente diga isso!


Como pedir e ensinar crianças a terem valores se os pais não cultivam em casa?


Outra coisa que me indigna muito é dizerem que os professores devem fazer mágicas, milagres... A bem da verdade nós trabalhamos dentro de escolas, onde o fator primoridial deveria ser o conhecimento! Acho uma besteira esse negócio dizer que aluno tem de passar... Onde fica o conhecimento, a aprendizagem? Como um dia poderão passar em concursos? Como conseguirão um bom trabalho?


Tenho saudade do meu tempo, onde a gente aprendia com quadro, giz e caderno... E APRENDIA! Hoje, os professores se tronaram quase palhaços tentando chamar a atenção de seus alunos (que muitas vezes não querem saber do estudo). Quem me dera no meu tempo tivesse tudo o que eles dispõe hoje! Não precisam ir a biblioteca para pesquisar em diversos livros até achar determinado assunto (tem alunos que não sabem sequer procurar no índice!), basta digitar no Sr. Google e lá aparecem todas as respostas... Não precisam ler clássicos porque tem em DVD e resumos na Internet... Que mundo é esse? Que pessoas estamos formando que nem vocabulário tem, que querem tudo pronto em suas mãos?


É.. há várias tiras da Mafalda que retratam bem esse meu desespero... Uma que vale lembrar aqui é aquela com o mundo todo enfaixado e ela ao lado... Não sei que futuro estamos preparando para deixar para o MUNDO...


Temo que tanta inovação faça com que as pessoas vivam apresentando desculpas esfarrapadas para fugirem de suas responsabilidades... E pior ainda é que vou concordar com o ilustre escritor Paulo Mendes Campos com seu texto: Dar um jeitinho... Acho que a maioria das pessoas se prepara para "dar um jeitinho em tudo" não importando onde seus pés vão pisar.


Há textos que a gente dá muita risada, mas que se fôssemos parar e analisar... Há muita crítica nas esntrelinhas... Só é preciso tirar a venda dos olhos, pois ela nos impede VER!

Nenhum comentário:

Postar um comentário