quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Resumo quem faz...

Quem faz a terra gemer- Charles Kiefer
O livro retrata os problemas vivido por uma família que perde tudo o que tem devido à seca e após juntam-se aos sem terra.
O livro traz uma referência bíblica, pois Mateus sonha após o casamento ter 12 filhos, dentre os quais um se denomina José. Sua esposa engravida e quase perde o filho devido ao veneno que o avião despejara sobre eles. Nessa circunstância 3 crianças de colo e 1 menino de 5 anos morrem: Marisa, Marco, Alexandre e Jaime. José nasce com problemas de pulmão.
Há também uma referência a Muller (do livro O pêndulo do relógio): após a morte dele, os filhos Eduardo e Ricardo vão juntar-se aos sem terra, sendo que Ricardo fica muito mal no hospital em virtude de um tiro que levou na barriga. É ele que descobre que Osvaldinho é o traidor.
Família: Moisés- pai que morre com penumonia; Débora- mãe, Pedro- irmão; Traudi (engravida de Solano-que foge- e namora Giovanai com quem casa cuidando de Samuel como se fosse filho dele), Erica, Haudi, Celita (casa com Alberto ainda antes da venda da casa, teve 3 filhos, não possui dívidas e tem 8 hectares de terra além do açude)- irmãs; Lindolfo- avô (que comprou um caixão e seguido se fazia de morto por não ter a atenção da família, vivia dizendo que o velho Coronte viria buscá-lo); Mateus (o narrador, queria servir ao exército, mas não pôde porque lhe faltou peso, depois mata o soldado com uma foice e vai preso); cachorro: Albino.
Outros personagens:Leandro- primo, filho de Eliseu; Arnaldo- vizinho e compadre de Moisés; Alfredo Muller e Herman- vizinhos; Neusa- esposa de Mateus; Denise- ex namorada de Arroio Alegre; Nestor- tocava gaita para animar as festanças; Antônio- irmão de Neusa que fica rengo após um acidente onde matou Rose, Louri e Vitalino.
Vale a pena lembrar que Mateus antes de sair das propriedades coloca fogo na casa, pela indignação de perder o seu teto.
Se você gosta de ler livro onde há muita situação difícil e retrata a vida de quem perdeu tudo, aí está uma dica. Vale também a pena ler antes o livro O pêndulo do relógio do mesmo autor. Neles o autor retrata a difícil vida dos pequenos proprietários e suas dívidas junto aos bancos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário