terça-feira, 20 de outubro de 2009

O Quatrilho (José Clemente Pozenato)

Tem como protagonistas dois casais: Teresa e Ângelo, Mássimo e Pierina. A diferença é que Pierina assim como Ângelo penasm em progredir na vida, em trabalhar e conquistar novos horizontes, enquanto que Teresa e Mássimo pensam em usufruir do que a vida pode lhes dar de bom.
O romance é narrado em 3ª pessoa, narrador onisciente.
Segundo o autor, o quatrilho é "um jogo demoníaco. Ele faz viver a sensação da infidelidade. em cada mão de cartas é procurado um novo parceiro", ou seja, durante o livro acontece uma troca de casais. a história se passa por volta de 1910 na cidade de Santa Corona.
Há uma crítica indireta ao capitalismo, pois o padre buscava um presidente que tivesse dinheiro para custear e arrumar a paróquia, Batiston era agiota e cobrava juros altos, também as atitudes de Ângelo ao toamr o milho dos colonos pagando-lhes juros mais baixos.
Para Scariot a família era uma invenção dos padres e do capitalismo.
Teresa pensava muito em não levar a filha quando fugisse com Mássimo, mas acaba decidindo por levá-la. Ao saber, Pierina passa a noite ajoelhada rezando e culpando Scariot pelas ideias do marido. Depois de muito tempo ela decide viver com Ângelo e tiveram mais filhos.
Quem gosta de romance, este é muito bom... Tem toda a questão da cultura italiana, além de abordar a questão do capitalismo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário