segunda-feira, 19 de outubro de 2009

O caso do martelo (José Clemente Pozenato)

Motivo que cada pessoa teria para matar Nanè:
Bôrtolo: proteger o filho
Jacinto: tinha um caso
Giulieta: proteger a filha
Camilo: para não repartir a herança
Verônica: não queria que a mãe casasse
Características de Camilo:
Melhor que todo mundo, influente, queria que tudo saísse como o planejado e, apesar das interferências, teve sua esposa como alvo das investigações. foge e todos dão graças a Deus porque não gsotavam dele. Ele era o gerente da cooperativa.
O personagem principal recebe o apelido de Nanè Tamanca em virtude de só ter um par de tamancas. No passado era apaixonado por dona Giulieta, ms o pai dela não quis o casamento. Por esse motivo ele nunca mais namorou ninguém e jurou que usaria as tamancas até morrer.
A pista que levou o Sr. Pasúbio a descoberta do verdadeiro assassino foi o vestido verde, manchado de sangue no varal de dona Giulieta e pelo tipo do mesmo, o investigador deduziu que não era dela e sim da filha. Ele também baseou-se nas marteladas que foram dadas fora do prego, além da altura em que a tranca fora pregada.
Na história há vários indícios da colonização italiana, como: parreiras, vinho, pão, querijo, salame, massa com bastante molho.
Outros personagens: Constante Deloro- dono da bodega; Aldérico- onde Jacinto esteve até às 9h; Antenor Coltrani- pai de Aldérico; Uldérico- irmão de Aldérico; Gina (Regina)- também é irmã de Aldérico e Uldérico.
Dona Giulieta acolheu a filha após o assassinato, e foi até o cenário do crime, pois achava que não tinha mais nada para viver, então o melhor seria se entregar e livrar a filha.
Em se tratando de Literatura, podemos classificar a obra como novela, pois há um único núcleo: devendar o assassinato de Nanè. Tudo gira em torno disso!
Para quem gosta de ler algo que tenta desvendar mistérios desde o início... Eu recomendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário